O Cirad na Amazônia
O CIRAD vem atuando na Amazônia desde a década de 1990, formando recursos humanos e desenvolvendo pesquisas aplicadas sobre as problemáticas rurais da região. Com seus parceiros do Estado do Pará (EMBRAPA, UFPA, UFRA), formalizaram essa cooperação criando em 2011 uma plataforma multi-institucional, com programação científica de longo prazo, combinando pesquisa, formação e atuações no campo, em resposta aos desafios dos territórios amazônicos.
Nos últimos anos, esse coletivo decidiu ampliar sua abrangência geográfica, e formar uma rede regional de iniciativas territoriais em toda a Amazônia, incluindo Guyane, Colômbia, Perú e Ecuador. Essa expansão promove uma cooperação entre territórios, pertinente para contribuir à diversidade dos desafios enfrentados pelas populações e instituições amazônicas. O objetivo desta parceria científica, acadêmica e operacional é de influenciar as trajetórias de desenvolvimento dos territórios. Para isso, compartilhamos experiências, realizamos missões e intercâmbios, facilitamos aprendizagens cruzadas e publicações transversais, aprimoramos métodos científicos e comunicamos juntos.
Três temas principais estão sendo trabalhados:



Em vários territórios, o CIRAD e seus parceiros também estão gerando conhecimento para orientar programas de restauração florestal, de forma integrada às atividades agrícolas e pecuárias. A preservação florestal e a restauração de paisagens, ou de áreas degradadas, são baseadas nesta integração de usos da terra. Portanto, restaurações envolvem a busca de compromissos, mas também de sinergias entre preservação ambiental e produção agrícola.
Sustenta & Inova para restaurações florestais e agroflorestas
Para fortalecer a restauração florestal nas paisagens agrícolas, o grupo REFLORAMAZ (Restauração Ambiental por Agricultores Familiares na Amazônia Oriental), formado por representantes do CIRAD, UFRA, UFPA e Embrapa, executa o projeto Sustenta e Inova investindo na educação como ferramenta transformadora. O grupo lançou uma Especialização em Restauração Ambiental e Sistemas Agroflorestais, pela UFPA.
As atividades principais do projeto incluem a restauração produtiva com ensaios e unidades demonstrativas, utilizando técnicas como manejo de pastagens, sistemas integrados, agroflorestais e biológicos. Capacitações são realizadas para formar técnicos e produtores em tecnologias de restauração produtiva, gestão de propriedade e assistência técnica inovadora. A construção de paisagens eficientes envolve o planejamento e execução de atividades de restauração da paisagem em 20 propriedades rurais piloto, com cartografias biofísicas para orientar a restauração produtiva.
O projeto também inclui a produção e comercialização sustentável de carne bovina, criando um circuito sustentável de produção e comercialização de carne, vinculando valores sociais, ambientais e territoriais. Realizações incluem identificação e rastreabilidade de animais, avaliações por propriedades e construção de marca da carne. A avaliação multicritérios monitora a restauração, quantificando os impactos e serviços ecossistêmicos prestados, com sistemas de avaliação para o ciclo da água, carbono, energia e economia local.
Além disso, o projeto organiza arranjos institucionais e políticas locais necessárias para expandir e perenizar a dinâmica de restauração, incluindo zoneamento intermunicipal, políticas de bioinsumos e crédito jurisdicional, e aumento da atratividade territorial. A promoção de políticas regionais fornece suporte técnico para elaboração de políticas públicas regionais que fortaleçam a produção agrícola e cadeias de valor sustentáveis, com foco em bioinsumos e restauração de paisagens na Amazônia.
O público-alvo inclui pequenos produtores familiares e grupos vulneráveis, como mulheres e jovens, nas microrregiões do Marajó, território do Xingu e região do Rio Capim. Os resultados esperados do projeto Sustenta & Inova incluem a restauração de áreas degradadas com a implementação de tecnologias inovadoras e sustentáveis para a restauração de pastagens e florestas na Amazônia, e a formulação de programas e políticas estaduais e regionais para fortalecer cadeias de valor e produção agrícola sustentável.
PROJETOS
Conheça os projetos que atuam na região de Paragominas
Piscicultura Paragominas
O município de Paragominas, na região do Capim, é considerado um dos maiores produtores de peixes do Pará. O Sebrae acompanha, por meio de diversos programas, entre eles o Sustenta e Inova, uma série de grandes, médios e pequenos produtores, a movimentar e trazer tecnologia e inovação às práticas piscicultoras.
Na vila sorriso, o S&I trabalhou com um grupo de mulheres que fomentam o mercado agrícola no local. Os agentes realizaram curso de planejamento e capacitações de beneficiamento do pescado e boas práticas, para gerar mais conhecimento e conscientização de como realizar a produção de maneira sustentável.




Fique por dentro das novidades
Preencha seus dados e receba no seu e-mail todas as nossas atualizações.