A Delegação da União Europeia do Brasil, convidou em maio/2020, o Sebrae/PA, CIRAD, Embrapa e IPAM para uma parceria em pesquisa aplicada no setor de agricultura sustentável e cadeias de valor nos setores de agricultura e agrofloresta. Em plena pandemia de COVID-19, o projeto foi construído e aprovado pela comissão europeia para atender a linha de subvenção da União Europeia nomeada de DeSIRA. Sendo assinado pelas partes em julho de 2021.
O que é DeSIRA?
DeSIRA é uma iniciativa da União Europeia que pretende contribuir com as questões climáticas, produtivas e desenvolvimento sustentável da agricultura e sistemas alimentares. Essa iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de inovações que busquem soluções para atender os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). A União Europeia apoia projetos através da linha de subvenção do DeSIRA na África, Ásia e América Latina.
O projeto Sustenta e Inova foi desenvolvido como resposta ao desmatamento na Amazônia que ameaça tanto a agricultura quanto o meio ambiente. Percebendo que a motivação principal do pequeno produtor rural que procura na abertura da floresta nativa (desmatamento) uma oportunidade de subsistência, está relacionada às dificuldades econômicas da região o Sebrae, o IPAM, o Cirad e a Embrapa criam o projeto Sustenta para romper (ou ao menos enfraquecer) o “ciclo degradante” ao promover práticas sustentáveis que não apenas preservem o meio ambiente, mas também geram renda para as comunidades.
Com as ações desenvolvidas pelo projeto a expansão da fronteira agrícola rumo às florestas desacelera. E consequentemente, contribui com a redução do desmatamento, e assim o projeto auxilia o país no cumprimento da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) ao Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas.
O Projeto Sustenta e Inova é a história de como desafios se transformam em oportunidades, onde a agricultura próspera em harmonia com o meio ambiente e as comunidades locais.
Fique por dentro das novidades
Preencha seus dados e receba no seu e-mail todas as nossas atualizações.