EMBRAPA

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Aprimorar técnicas de uso sustentável dos recursos naturais, por meio do manejo de mínimo impacto de espécies. Promovendo o incremento de renda e melhoramento de técnicas sustentáveis na produção familiar.

Fortalecer e desenvolver as práticas de sistemas agroflorestais e soberania alimentar, abordando os princípios da agricultura florestal biodiversa e regenerativa, fortalecendo a soberania alimentar das comunidades; valorizando a aquisição de alimentos e produção com insumos orgânicos próprios, visando a garantia de segurança alimentar e nutricional.

Cursos voltados para agentes promotores do desenvolvimento das agroindústrias e pessoas diretamente envolvidas no processamento de produtos do extrativismo, nos territórios de atuação do projeto. Contemplando assim, as ações compatíveis com a conservação da biodiversidade pelo uso sustentável e o fortalecimento de agroindústrias, que demandam agregação de valor ao produto in natura, segurança e qualidade na produção e comercialização de alimentos.

Todas as atividades têm como o público alvo: agricultores/agricultoras e extrativistas, organizados ou não em cooperativas ou associações voltadas à organização de sistemas produtivos ou produção, processamento de produtos ou sua comercialização; extensionistas, professores, estudantes, tomadores de decisão, técnicos/técnicas ou agentes de organizações governamentais e não governamentais nacionais e internacionais.

Além de iniciativas ambientais, o objetivo é promover, de forma conjunta, os aspectos sociais como empoderamento feminino por meio de tecnologias sociais e inclusão de jovens no mercado de trabalho.

Por fim, a Embrapa, por meio das atividades desenvolvidas no Sustenta e Inova, apresenta resultados e participa de diálogos que contribuem para a elaboração/desenvolvimento de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Projeto EMBRAPA
Projeto EMBRAPA

PROJETOS

Conheça os projetos que atuam na região do Marajó

Abacaxi Salvaterra - Marajó, PA

O Sebrae realiza, através do Sustenta e Inova, um trabalho de conscientização junto aos produtores de abacaxi, em Salvaterra, na região do Marajó, no Pará. O objetivo é melhorar alguns hábitos adotados há décadas. Um desses hábitos é a queimada para limpar o terreno, a recomendação é abolir a prática. Algumas máquinas foram disponibilizadas para auxiliar neste trabalho. Outra medida é usar agrotóxicos de maneira pontual, e não em toda plantação. O trabalho em conjunto trouxe aumento de 40% na renda dos cooperados.

O Sebrae, junto aos trabalhadores, pretendem ganhar uma marca geográfica para utilizar o “Abacaxi de Salvaterra” apenas aos produtores que tiverem nas 53 propriedades rurais do município.

Açaí Marajó, PA

O Sustenta & Inova também tem um foco significativo na gestão territorial sustentável e no manejo de açaizais nativos na região do Marajó, no Pará. O açaí, fruto mais exportado do estado, tem uma produção robusta na região, com cerca de 1,3 milhões de toneladas por ano, das quais 90% são extraídas por ribeirinhos.

Assim como no projeto do abacaxi em Salvaterra, o Sebrae, em parceria com diversas instituições, trabalha para reverter o empobrecimento ambiental e social da região através da aplicação de tecnologias inovadoras sustentáveis, co-construídas com as populações locais. O objetivo é aproveitar a riqueza biológica e cultural do Marajó para promover um desenvolvimento sustentável, incluindo a inserção das comunidades em mercados justos e resilientes.

 

Principais Atividades:

  • Manejo Sustentável de Açaizais: Implementação do Manejaí, uma tecnologia de manejo de mínimo impacto que aumenta a produção média de açaí, prolonga a colheita e melhora a segurança dos coletores.
  • Capacitação e Formação: Treinamentos em Centros de Referência, administrados pelas próprias comunidades, para desenvolver habilidades em práticas sustentáveis e inovadoras.
  • Acesso a Mercados e Políticas Públicas: Mapeamento das exigências de mercados institucionais e privados, promoção de treinamento para acesso a esses mercados e viabilização de crédito e políticas públicas.

Essas ações visam garantir a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, beneficiando diretamente a saúde dos agroextrativistas e da população.

Além disso, promovem a conservação dos recursos genéticos nativos e o uso sustentável da biodiversidade local. Com essas iniciativas, o Sustenta & Inova fortalece a economia local, promove a segurança alimentar e melhora a qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Marajó.

Fique por dentro das novidades

Preencha seus dados e receba no seu e-mail todas as nossas atualizações.

sustentainova@pa.sebrae.com.br

0800 570 0800

instagram.com/sustentaeinova

facebook.com/sustentaeinova